Antes de mais nada, você, assim como nós, é apegada nos seus brincos, pulseiras e colares? Ao passo que, se sua resposta for sim, é muito importante tomar cuidado na hora de fazer a limpeza de semijoias, daremos dicas para elas estarem sempre brilhando e durarem muito mais. Quem nunca se perguntou como limpar semijoias douradas escurecidas ou aquela peça prateada escurecida também?
Com o propósito de ajudar, confira as dicas abaixo e não tenha mais dúvidas!
Índice
- 1 Limpeza de semijoias com flanela seca:
- 2 Como limpar joia banhada a ouro:
- 3 Limpeza de semijoias com sabão neutro:
- 4 Limpeza de semijoias com pasta de dente:
- 5 Limpeza de semijoias com vinagre branco:
- 6 Produtos específicos:
- 7 Guarde as peças com capricho:
- 8 Atrito com outras superfícies:
- 9 Evite quedas:
- 10 Ácido Úrico:
- 11 Poluição:
- 12 Cosméticos e produtos de limpeza:
- 13 Água do mar:
- 14 Limpeza de Semijoias, aprendeu?
Limpeza de semijoias com flanela seca:
Pois é, com uma simples flanela você consegue polir seus acessórios. Não só é importante que ela esteja bem seca, como também que fique repetindo o movimento entre 1 e 2 minutos.
Sem dúvida, se você conseguir, é bacana realizar esse processo sempre que utilizar alguma peça, isso irá retirar o excesso de sujeira, suor entre outros resíduos. É provável que apenas isso já dará um resultado incrível e dará vida.
Como limpar joia banhada a ouro:
Para peças compostas por ouro, ródio e estanho, o indicado é formar uma pasta com bicarbonato de sódio e passar com a ajuda de uma escova de dentes ( desde que sejam em cerdas e movimentos leves)
Limpeza de semijoias com sabão neutro:
Para que fique bem limpinho, basta deixar a peça de molho em água quente com sabão neutro e esfregar com uma escovinha de cerdas macias. Peças com pedrarias não devem ficar de molho, dessa forma, o indicado é esfregá-las com uma escovinha.
Por mais que façamos limpezas simples, é bacana fazer uma limpeza mais completa para retirar todo e qualquer resíduo que possa ter ficado na peça e essa é uma maneira excelente de fazer isso.
Por fim, sempre lembre, antes de as guardar é necessário ter certeza que a peça está totalmente seca.
Limpeza de semijoias com pasta de dente:
Para limpar sua semijoia de prata, uma maneira simples é passar pasta de dente com algodão e retirar com água quente.
Porém, é importante ressaltar que a pasta de dente não deve possuir corantes (aquelas listras coloridinhas).
Limpeza de semijoias com vinagre branco:
Acima de tudo, é um produto bem fácil de encontrar e com muitas propriedades antibactericidas.
Aqueça o vinagre, retire do fogo quando estiver quente e acrescente um pouco de sabão em pó, retire tudo com água corrente.
E pronto. Sua semijoia estará mais limpa!
Produtos específicos:
Além dessas diversas opções, existem produtos específicos para a limpeza de semijoias como por exemplo o líquido Monzi e as flanelas mágicas.
Essa é a maneira mais simples e segura para a higienização das peças. E o melhor de tudo, você pode encontrar aqui na ByRita! Assim como nossas peças, são produtos de ótima qualidade e muito indicado pelas clientes.
Além das dicas de limpeza, também é necessário ter alguns cuidados no dia a dia:
Guarde as peças com capricho:
Evite que as suas peças tenham as marcas de desgaste e arranhões.
Com toda a certeza, o atrito com outras semijóias dão aspecto de velhas. Dessa forma, guarde os objetos mais delicados e os conserve em um saquinho especial.
Atrito com outras superfícies:
Cuidado ao lavar louça, ter contato com areia e pedras. É provável que isso ajude e muito a danificar a sua semijoia.
Evite quedas:
Peças com pedras ou cristais podem quebrar ou desencaixar se caírem no chão.
As semijóias passam por um processo chamado oxidação, elas são formadas a partir de ligas metálicas com uma camada de metais nobres aplicada no banho, por isso levam bastante tempo até escurecer.
É necessário explicar esse processo para que você entenda a importância da higienização dos acessórios.
Ácido Úrico:
O Ácido Úrico é produzido por nós mesmos e liberado no nosso suor.
Então é bom evitar semijoias em dias de atividade física e sempre higienizar quando houver muita transpiração.
Poluição:
A poluição ajuda e muito no escurecimento das peças e acumula sujeiras.
Não só o gás carbônico, como também o dióxido de enxofre e outros gases, também aceleram o processo de oxidação, se você mora em cidade grande saiba que o processo poderá ser bem mais rápido.
Cosméticos e produtos de limpeza:
Atenção! Alguns elementos presentes na composição de alguns dos produtos de limpeza e cosméticos podem alterar quimicamente as peças.
Retire os acessórios ou espere alguns minutos para os colocar sempre que passar ou manusear esse tipo de produto.
Água do mar:
Sal do mar e o cloro da piscina também são vilões das semijoias.
As semijoias estão entre as joias e as bijuterias, no entanto, podem ser tão sofisticadas quanto uma jóia e ter um preço mara, que cabe no bolso!
O zinco e o ferro escurem facilmente, por outro lado, o ouro e ródio demoram mais para escurecer. A prata é uma exceção, ela é um metal nobre que escurece bem mais rápido.
Existe uma diferença entre escurecer devido à oxidação e por mau uso, também não há como evitar o processo de escurecimento, mas para retardar esse processo e aumentar a vida útil dos acessórios, basta seguir as dicas acima.
Limpeza de Semijoias, aprendeu?
Parece ser um bicho de sete cabeças, né?! Mas com as nossas dicas e pegando o ritmo, ficará bem fácil, prometo!
Antes de mais nada, é importante que você escolha com muita atenção onde comprar sua semijoia, ter certeza que o local é confiável e a fonte segura. Além disso, nós da ByRita garantimos essa qualidade, temos muitos anos no mercado, diversas indicações e boas avaliações!
Por fim, no nosso site você encontra opções de colares, brincos, pulseiras, tornozeleiras, tudo de primeira linha! Além disso, estamos com frete grátis para a primeira compra e sempre postamos as novidades no nosso Instagram.